Postagem em destaque

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Homem Não Entra


O lançamento da revista PICLES 3 está causando algumas polêmicas.
O cafofo mostra um e-mail recebido do Worney, da AQC( que organiza a publicação).
A participação será exclusivamente feminina.
Acho elogiável a iniciativa, mesmo com a insatisfação de algumas pessoas que admiro.
Vamos pensar da seguinte maneira: inúmeras são as publicações de hq em que a mulher não tem qualquer participação, seja nos roteiros ou desenhos. Creio que merecemos uma edição feminina, sem que  isso pareça a vingança do Clube da Luluzinha.
 
Cara Anita

Vamos por parte: a revista é de gênero. Se é de gênero teremos a visão da realidade das mulheres, que é diferente do gênero masculino, do gênero homo ou do gênero trans.  Assim a revista não comportaria outras visões de gênero.  
Nosso querido e corajoso Laerte apesar de ser crossdresser não é mulher e não vai ter a visão que a mulher terá de sua condição social.
Se incluirmos homens trans teremos a visão de um homem trans sobre a condição social da mulher.
Diferente de uma mulher lésbica ou trans que apesar de se considerarem de um gênero diferente, continuam a entender melhor a situação social da mulher do que dos homens.
Se incluirmos outros gêneros na edição da revista, então devemos colocar o gênero masculino na publicação, e assim perdemos a motivação da revista.

Um abraço,

Worney Almeida de Souza   
*o e-mail está sendo divulgando com a autorização do Worney.

12 comentários:

Henrique Magalhães disse...

Acho muito boa a proposta, mas discordo da exclusividade de autoria para as mulheres. Há seu caso, Anita, de trabalhar em parceria com um homem na criação de "Katita", não há razão para que não participem, pois seu trabalho se encaixa no argumento de Worney sobre a visão social da mulher.
Poderia também se abrir espaço para os quadrinhos feitos por homens, mas que abordem a visão do mundo feminino, como é meu caso, com a personagem "Maria". Do jeito que a proposta está, parece mesmo muito restritiva.
De todo modo, não deixa de ser válida e deve-se elogiar a iniciativa de Worney.
Henrique M.

anita disse...

Com certeza o Worney teve a melhor das intenções com a PICLES 3.
Meu parceiro profissional, Ronaldo Mendes, não poderá participar e lamento isso mas recorro ao trabalho de uma mulher, aceitando as regras e entendendo a posição do Worney.
A Maria enriqueceria a publicação, bem como outras personagens que retratam o universo e a situação da mulher.
Espero que a PICLES 3 alavanque lançamentos similares, podendo inclusive ter a participação de homens.
Abraços.

Ylena disse...

Gostei da iniciativa.E creio que os homens solidários à questão das mulheres compreenderão a exclusividade neste caso.

anita disse...

Falou e disse, Ylena.
Bjs.

Rosali Alves - Desenhista disse...

A proposta da PICLES está clarissima e compreensivel, só não entende ou cria caso, quem está afim de criar caso.
Achei que essa dificuldade de entender a participação da mulher no meio do cartum fosse exclusivo da minha cidade, que é uma cidade do interior com um grupo de cartunistas homens, e que apesar de todo o discursos anti-conservadores se 'esquecem' de chamar o genero feminino para qualquer coisa que promovam, alegando que 'ahhh, ela é mulher, logo ela desiste do desenho'.
Porque tanta dificuldade em entender esse espaço para mulheres? Não acho que seja separatismo (homem pode), é uma oportunidade de publicar, só isso!
Boa a proposta da PICLES.

anita disse...

Rosali, seu comentário é um ótimo exemplo da situação da mulher cartunista pelo Brasil afora...
Vc não imagina o quanto a PICLES 3 está causando inconformismo...

Anônimo disse...

Onde conseguir um exemplar do Picles? fiquei super curiosa!

anita disse...

Pois é...a PICLES 3 nem saiu e já desperta polêmica e curiosidade.
A AQC ainda está recebendo material para a edição.
Quando for publicada será divulgada no cafofo.

VELOSO disse...

Barrar o Ronaldo Mendes acho que foi um pouco Rabugice para não dizer outra coisa afinal no caso da Katita não ia fugir da proposta da Picles. Mas vamos em frente aguardo ansioso este trabalho ePICLES 3 Qualquer coisa que queira divulgar pode mandar para o meu mural também!
Em tempo estou muito feliz com sua visita lá no Baú e por ter um trabalho meu lá Na EXPOSIÇÃO DO SANSÃO TAMBÉM COMPLETA 50 ANOS.

K2. disse...

Eu acho assim Anita: WORNEY PARA PRESIDENTE!rs

anita disse...

Se um dia ele quiser se candidatar já tem seu voto.rs

anita disse...

Veloso, meu caro, sei que poderemos contar com sua valiosa divulgação e parabéns pela participação na Exposição.