Postagem em destaque

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Uma cartunista de tirar o chapéu





Nome respeitado da Nona Arte, Rose Araujo brinda os leitores com uma publicação que deveria   ser  indicada para a  rede  nacional de ensino.
Além de imperdível, o trabalho é sério candidato aos prêmios mais importantes do gênero.


Release
Iscola... o crime: coletânea de tiras criadas em 2006 e publicadas no jornal Graphiq (SP) desde 2007. O humor desconcertante da cartunista, também  professora de artes, retrata o atual universo escolar cheio de problemas como violência, dificuldade de aprendizagem, bullying e desvalorização do profissional de educação - fatos tão distantes de nossa memória afetiva escolar.

104 páginas e 160 tiras com os anônimos personagens da “iscola”.
O ótimo projeto gráfico remete aos antigos cadernos escolares pautados.
Traz também fragmentos de trabalhos de alunos e reportagens que mostram a violência crescente que insiste em assombrar nossas salas de aula.
Com algumas histórias literalmente vivenciadas nas escolas por Rose Araujo e seus companheiros de profissão, o livro mostra essa turma  de alunos, personagens anônimos da vida real, com suas identidades ocultas e protegidas por tarjas pretas, capuzes e bonés. Anônima  também é a “sofressora”, ou melhor, professora, que não aparece nas tiras.
Uma representação da invisibilidade e da impotência desses profissionais frente à realidade social do país, que muitos insistem em ocultar.
“Iscola... o crime”: um registro crítico, um exercício de observação e, infelizmente, a vivência das salas de aula nos tempos atuais.



Rose Araujo
Cartunista, desde 1998, do jornal Extra/Revista Canal Extra(RJ), com a tirinha “Os Amigos da Lis” e a partir de 2007, do jornal Graphiq (SP),com a tirinha Iscola... o crime.
No início de 2006, foi convidada para ser uma das representantes do Brasil na exposição As Mulheres Criadoras e a Arte da Caricatura, que contou com a participação de 42 desenhistas de 23 países e percorreu, até 2011, países como Peru, Espanha, Portugal, México, Itália, Cuba, Estados Unidos e China.
Designer e autora, em parceria com o amigo Luis Saguar, dos textos e dos projetos gráf icos dos livros Almanaque do Ziraldo (2007) e da Edição Comemorativa FLICTS 40(2009), publicados pela Editora Melhoramentos.
É autora também dos livros infantis Os Amigos da Lis, Simplesmente Lis,
Eu sou o Zil, Doce Mel e Era uma vez o Sal, publicados pela editora Editora Zeus/Nova Fronteira.
Participou das coletâneas Tiras de Letra - Até debaixo d’água (2008), Tiras de Letra - Na batalha (2009) e Tiras de Letra - Nota dez (2010) da Editora Virgo. No início do ano de 2010, participou da  revista Subversos nº6, com as tiras Iscola... o crime


ISCOLA... O CRIME
104 páginas
R$ 18,00
Vendas por internet site/blog da autora
Distribuição setorizada em algumas livrarias
e lojas especializadas em quadrinhos.
+55 21 9956.5355
arosearaujo@gmail.com
contato@rosearaujo.com
www.rosearaujo.com
www.rosearaujocartum.blogspot.com
facebook.com/rosearaujocartum
twitter:@raujoRose
http://rosearaujocartum.blogspot.com/


Um comentário:

Takeo disse...

Anita, você é uma descobridora!
Excelente!