Postagem em destaque

quinta-feira, 4 de abril de 2013

O PRECONCEITO É UM DRAGÃO


Este texto, extraído de uma das publicações da Katita, mostra que uma edição de quadrinhos vai além da imagem e dos balões.
 
Não basta resumir o preconceito como um conceito prévio e errôneo, a respeito do que não se conhece verdadeiramente.
Ele não está presente apenas no âmbito sexual, racial ou religioso.
Seus malefícios atingem todos os setores possíveis e o dia a dia está repleto de ações aparentemente inofensivas.
A piadinha sobre a mulher ao volante, a brincadeira com a cor da pele do colega de trabalho e a associação de loira com falta de inteligência, também são atitudes preconceituosas.
Incluindo os constrangimentos causados ao obeso e apelidos dados aos nordestinos.
Para suavizar abordagens de um tema tão pesado, como o preconceito aos homossexuais, Katita utiliza o humor.
Ela está em paz com sua orientação sexual, desmistifica a visão da lésbica mal humorada e alfineta conceitos arcaicos, gerando riso e reflexão.

4 comentários:

Anônimo disse...

Acho que todo mundo já passou por alguma discriminação. Já vi uma reportagem sobre preconceito"as belas tambem sofrem" uma moça muito bonita que sofria preconceito por ser bonita demais no interior de sua cidade, era alvo de inveja e era muito visada nos lugares públicos, ela não tinha liberdade como outras moças da idade dela, tds a vigiavam "tomando conta da sua vida", não tinha sossego. Ela mudou-se para a grande S.Paulo, e ainda assim era muito assediada, muitos homens só a procurava para o sexo e muitas propostas duvidosas a perseguiam. Então, ela sofria por ser bonita demais. E, realmente era, pois vi a foto dela na revista. E, ainda há quem sofre por ser feia, por ser diferente fisicamente, no comportamento...... tudo, tudo, tudo é motivo para discriminação que está bem ao lado do Bullying.

anita disse...

O que vc relatou mostra o quanto o preconceito é nocivo, independente da origem.

Anônimo disse...

...e até os inteligentes tb sofrem preconceito. Conheci uma garota na escola que estudava na minha classe e era discriminada por um grupo de colegas que a apontava e botavam apelido nela. Não chegavam a maltratá-la diretamente. Mas a hostilizavam entre si. Uma vez vi outra reportagem de uma menina que sofria bullying na classe por ser muito aplicada e só tirava notas boas, os outros ficavam com raiva e ela teve que sair do colégio. Bullying até para inteligentes!!! O que mais? por um detalhe apenas, cismou, já era. Nem que seja um sinal no rosto......

anita disse...

No caso da garota inteligente, ela foi alvo de inveja.
Como vc citou, cismou já era. Quando pegam no pé de alguém por este ou aquele motivo, é difícil sair da teia maligna.