Postagem em destaque

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Animais idosos: paciência, amor e cuidados em dobro

Quem decide criar um animal doméstico, tem que ter em mente o seguinte: eles não serão sempre joviais e brincalhões.
Com o passar do tempo, precisarão de cuidados especiais.
Minha cachorrinha Skakira, prestes a completar 16 anos, perdeu a visão, não tem noção de onde está e foi operada às pressas.
Não dorme mais sozinha e chora à noite se fechamos a porta do quarto.
Dorme de dia e à noite, passa boa parte do tempo caminhando pela casa, o que parece ser comum em cães idosos.
Fica parada de frente para a parede ou pelos cantos e precisa ser redirecionada em sua caminhada para o local onde deve dormir.
Sabemos que a idade avançada não tem retorno, assim como o amor e a responsabilidade que temos por ela.
Assim deve ser a dedicação de quem tem um animal de estimação: até o último dia de vida, ele deve se sentir amado e protegido.
Shakira domrindo



2 comentários:

Mara disse...

São iguais as pessoas qd envelhecem. Precisam de cuidado em dobro, compreensão, paciência e muito amor. Os idosos ficam mais sensíveis, frágeis... vulneráveis por não ter mais a mesma vivacidade dos jovens. É mais um motivo para redobrar os cuidados com os bichinhos idosos, são como os vovozinhos. Conheço uma cadelinha bem velhinha que está sendo paparicada pela sua dona idosa tambem, são unidas e uma cuida da outra... é comovente. Infelizmente as pessoas idosas são desprezadas, desrespeitadas e até agredidas por pessoas do mal, imagina os animais.... Fui numa exposição de fotos de animais idosos e a expressão facial é impressionante, nos transmite a vivência de cada um e até a inteligência deles. Todas as escolas deveriam acrescentar mais uma matéria em suas disciplinas que é mais uma matéria básica e obrigatória que é a Conscientização e respeito a natureza, em ensinar desde crianças a respeitar os animais e preservar a natureza.

anita disse...

Mara, este comentário valeu como complementação do post.
Ótimo.