Postagem em destaque

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Dízimo, doação e finalidade

Na infância eu observava minha avó paterna colocando dinheiro em um envelope que deveria ser entregue na igreja.
Católica praticante, ela fazia sua parte na contribuição do dízimo.
Muitos anos se passaram e notei um envelope semelhante nas mãos de outra pessoa da família mas não era solicitado exatamente um dízimo (10%).
A pessoa citada estava frequentando uma igreja evangélica que pregava o seguinte: A doação é uma plantação. Quanto mais você doar para Jesus, mais abundância terá em sua vida.
Esses exemplos mostram que, independente das táticas utilizadas, as igrejas arrecadam dinheiro dos fiéis e isso é inquestionável mas a questão não é o valor ou a intenção e sim uma questão básica:
Para onde vai seu dinheiro?
Igrejas não pagam impostos e não tem a obrigação de mostrar  para os fiéis o que fazem com o valor arrecadado.
Em um culto anglicano, ouvi o reverendo convidar a todos para verificarem na secretária da igreja, o livro contendo os gastos da construção de obras assistenciais, mostrando transparência na condução do dinheiro recebido mas nem todos agem de tal maneira.

6 comentários:

Caranguejo disse...

Uma pena ser assim Anita. Eu sou católico, e desde a missa de um ano da morte da minha avó, em 2008, que eu não acredito em mais nada, pois nesse dia o padre só pediu dinheiro, achei ridículo.

anita disse...

Quando há a mistura entre dinheiro, fé e religião, ficamos indignados.
Felizmente DEUS está acima das religiões...

Anônimo disse...

Mas se as igrejas nao pedirem dinheiro, como irão sobreviver? Nao ha nada de errado em pedir, dá quem quer....

anita disse...

No que se refere ao dízimo, ele é citado na bíblia e obviamente é 10% do que a pessoa ganha.
No entanto, várias igrejas querem muito mais que 10%, solicitando contribuições e doações de valores consideráveis.
Pessoas em situação de fragilidade emocional, pensando em obter melhorias prometidas em nome de Deus, são alvos fáceis.
Outras, com interesse de prosperidade, fazem doações esperando lucros.
O assunto é delicado mas dízimo é dízimo, está na bíblia e não passa de dez por cento...

Cake disse...

Eu particularmente não gosto da forma como isso é feito na maioria das vezes. Uma vez fui a um culto evangélico e em cada cadeira havia um envelope...do lado de fora do envelope, um campo pra preencher o valor dizerndo que o valor mínimo era 50 reais, depois 100 reais ou 200 reais. Em uma parte do culto todos pegavam o envelope com o dinheiro e depois erguiam no alto pra mostrar que estavam "doando" mas pera tipo e quem não pode dar 50 reais? pra mim é um grande valor isso...prefiro como é feito no centro espírita que frequento, onde são pedidos donativos pra coisas especificas como ajuda com cesta basica, outra doações via transparencia e doa quem quer se quiser e quanto quiser, sem ninguem ficar sabendo se estão ou n doando...depois de concluida as obras tb são divulgadas via transparencia

anita disse...

Cake, pior foi quando assisti o culto de uma igreja onde o famoso pastor disse que o dinheiro não ofertado ali, poderia ser gasto com coisa ruim na vida pessoal, como medicamentos.
Ele dizia que a igreja precisava arrecadar determinado valor para cobrir uma dívida com a tv que apresentava os cultos e enquanto não atingisse o valor necessário não encerraria o culto nem doaria o óleo santo.
Fiquei tão revoltada que me levantei e mesmo diante de um "segurança" de cara amarrada, abri a porta e saí da igreja mas pelo que percebi, as pesoas não tiveram a mesma inciativa pois na minha frente uma pessoa sacou o talão de cheques...