Postagem em destaque

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Cambuci, muito prazer.

Na infância, sempre que ia com minha mãe ao bairro do Cambuci, perguntava o que significava o nome.
- É uma fruta.
Indignada, ficava imaginando como poderia ser essa fruta que para mim era uma total desconhecida.
Quando, recentemente, fui ao restaurante CAETÊ e olhei no cardápio o suco de cambuci, pedi e indaguei ao rapaz que me serviu, informações sobre a fruta.
Ele disse que tinha o formato de um disco voador, era verde, nativa da Mata Atlântica e indicada para sucos, geléias e receitas diversas.
Ele trouxe, além da fruta, um livreto elaborado pela prefeitura de São Paulo, onde receitas de várias cidades eram mostradas, tendo a fruta como base.
Quanto ao nome, é indígena e significa um pote de cerâmica feito pelos índios que achavam o formato da fruta, semelhante ao do pote.
Saí satisfeita do local e indico para que passar pela rodovia dos Tamoios (Km 35 - Paraibuna -SP).
Comida saborosa, feita em fogão a lenha, atendimento de qualidade e...suco de cambuci.
Delícia.

3 comentários:

Mara disse...

Gosto de frutas e essa - cambuci - não conheço. Não posso ver fruta diferente que logo compro para experimentar, o mesmo aconteceu com sapoti, graviola... e tenho vontade de conhecer a pitanga e outras frutas exóticas das quais não lembro o nome assim como grapefruit que popularmente é chamado de pomelo rosado ou toranja.

anita disse...

Pitanga tem aqui no meu quintal.
Também gosto de experimentar frutas exóticas e/ou pouco conhecidas.
O cambuci, pelo que pesquisei, é mais saboroso como suco, geléia, etc.
Como fruta, nem tanto...
Me lembrou o gosto do suco de cupuaçu, porém, mais doce.
Essas frutas que vc citou são encontradas no Mercado Municipal, na região central de Sampa.
Aliás, a área de alimentação deste mercado ainda vai ser um post do cafofo.
É tuuuuudo de bom.

Mara disse...

Gooooood Idea!
Alimentação saudável é um assunto muito interessante para a nossa saúde. Muitos têm excesso de peso e saúde debilitada por não saber se alimentar. Valeu!!!