Postagem em destaque

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Foi sem querer, querendo

Era um dia 27 de setembro da minha adolescência.  Eu estava com muita vontade de comer doces.
Um amigo e vizinho me disse que havia festa de Cosme e Damião em um terreiro perto da nossa casa.
Em poucos minutos já estávamos lá. Antes de servirem o bolo e os doces, faziam rituais. Pessoas brincavam pelo chão (meu amigo explicou que espíritos de crianças estavam incorporados naquelas pessoas) mas eu não dei muita atenção.
Queria comer bolo, queria doces.
O tempo passava e nada de nos servirem.
Comentei que aquilo tudo estava demorando muito quando percebi, em um dos cantos do local, um banquinho com um prato de papelão contendo pedaços de bolo e doces variados.
Como todos estavam atentos aos rituais, me aproximei, peguei o prato e sai de fininho com meu amigo. 
Comemos tudo pelas ruas mesmo.
Só depois, caí na real.
Aqueles doces eram a oferenda para os santos.
Comemos os doces de Cosme e Damião...

Salve os santos, salve o dia 27 de setembro!

Um comentário:

LiCastanheira disse...

Tenho certeza de que os santos entenderam a traquinagem de vocês...
Afinal, deixar criança com vontade de comer doce é algo que não se faz! rs