Postagem em destaque

sábado, 28 de julho de 2012

Falta a Cultura Educacional

Em uma entrevista franca, um treinador brasileiro declarou que quando trabalhou nos EUA, percebeu a diferença básica entre jovens atletas americanos e brasileiros.
Aqui, a maioria dos atletas se importava apenas com o esporte praticado, não se interessando em estudar.
Já nos EUA ele percebia a dedicação ao esporte, aliada ao estudo. Os atletas queriam se destacar nos esportes mas também queriam aprender, ter um diploma, uma qualificação profissional específica.
No cenário artístico parece que a cena se repete e vemos pessoas se dedicando por anos a fio a sua arte, sem se importar em ter uma base educacional, como aprendizado amplo.
O glamour mostra-se mais atraente que a cultura e o conhecimento.
As letras das músicas podem relfetir a qualidade de ensino mas podem mostrar também o que a falta de ensino pode fazer: letras pobres, rimas fáceis e qualidade sofrível.
Um povo preocupado com a educação deve exigir condições propícias para um bom aprendizado mas também pode (e deve) fazer sua parte como autodidata, buscando conhecimentos em livros, por exemplo.
Focar em determinada profissão é louvável mas ter um enriquecimento cultural e educacional também é digno de aplausos.

2 comentários:

Anônimo disse...

A única coisa que arrependi de não ter feito (por rebeldia mesmo) é de não ter feito o curso superior. Agora sinto as consequencias. É o conselho que passo para as crianças e adolescentes: estudem,estudem,estudem!!!

anita disse...

Concordo com seu conselho e quanto a você, creio que ainda é possível ir em busca de um curso universitário.