Postagem em destaque

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Gianfrancesco Guarnieri: um Italiano brasileiríssimo


Worney de Souza é mais conhecido como organizador do Prêmio Angelo Agostini de Quadrinhos.
Ao publicar “Crônicas 1964”( Xamã VM - Editora e Gráfica Ltda.), ele expõe seu lado jornalístico, focado para a pesquisa referente a um dos grandes talentos do Brasil: Gianfrancesco Guarnieri.
O ator nascido na Itália, precisamente em Milão, veio com a família que escapava do fascismo e ingressou no teatro, logo na adolescência.
 O livro reúne crônicas que ele publicou no jornal “Última Hora”, em uma época politicamente difícil; a   nação estava prestes a assistir, perplexa, o golpe militar.                                 
Antes das crônicas (ilustradas pelo cartunista Otávio), as páginas tem  prefácio de Jorge da Cunha Lima e uma biografia repleta de informações que mostram com clareza, o perfil de um talento genuíno e atuante, em sua trajetória artística/social até o final de sua jornada física, em 22 de julho de 2006.
A pesquisa não se limita às crônicas; todos os trabalhos dele no teatro, cinema e tv, são devidamente registrados e reproduções do jornal “Última Hora” , bem como um depoimento de Guarnieri, dado em janeiro de 2006.
Isso mostra a abrangência da pesquisa e grandeza do multifacetário artista abordado.
Leitura recomendável para quem acredita na arte como ferramenta para suas idéias e ideais.
http://www.bondfaro.com.br/livros--cronicas-1964-gianfrancesco-guarnieri-8575870866.html

    




Nenhum comentário: