Postagem em destaque

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Ele competou 45 anos: palmas para o MASP

45 ANOS DO PRÉDIO DO MASP
Em 7 de novembro de 1968 foi inaugurada a atual sede do MASP, na Avenida Paulista. Projetada pela arquiteta Lina Bo Bardi, a obra - bastante complexa para os padrões da época - levou 12 anos para ser concluída.
 Doadora do terreno, a Prefeitura de São Paulo impôs uma condição para sua construção: que a vista para o centro da cidade fosse preservada. Isso porque, entre 1916 e 1957, o terreno dava espaço ao Belvedere Trianon, importante conjunto de pavilhões famoso por seu charme e conhecido como mirante, além de ponto de encontro e passeios da sociedade paulistana.  A partir dessa condição, foram projetadas as quatro colunas que sustentam o prédio, dando origem a um vão livre com comprimento de 78 metros.
Sua inauguração contou com a ilustre presença da Rainha Elizabeth II, da Inglaterra, além das maiores autoridades brasileiras da época e uma grande participação popular na Avenida Paulista, em frente ao edifício. Hoje, o prédio “do MASP” (na verdade, cedido em comodato pela Prefeitura) é um dos grandes cartões postais da cidade.
Texto e foto enviados pelo MASP via e-mail

Nenhum comentário: